image

"Durante milhões de anos, a humanidade viveu como animais. Então algo aconteceu, desencadeando o poder de nossa imaginação. Aprendemos a falar e que aprendemos a ouvir. O discurso possibilitou a comunicação, permitindo que trabalhassemos juntos para construir o impossível. As maiores conquistas da humanidade surgiram com a fala, e seus maiores fracassos pela falta dela. Nossa maior esperança pode se tornar realidade no futuro. Com a tecnologia à nossa disposição, as possibilidades são ilimitadas. Tudo o que precisamos fazer é ter certeza de que continuaremos falando." - Stephen Hawking

30 de set. de 2011

Funções para o Robô Gladiador

Conforme o pedido do professor, estamos postando no blog a função de cada membro dos grupos no trabalho do Robô Gladiador.

Laís Abreu - Responsável pelo Relatório.
Nathália Oliveira - Responsável por registrar e postar todas as etapas do trabalho no blog.
Sabrina Casana - Responsável por toda a pesquisa necessária para o trabalho.

Apesar de termos funções diferentes, todas nós trabalharemos juntas para a construção do robô gladiador.

Placar Atualizado 26/09

26 de set. de 2011

Robô Gladiador


Com a competição dos robôs gladiadores se aproximando, iniciamos nossa pesquisa para o projeto.

Já reunimos o material necessário, mas ainda não distribuímos as responsabilidades para cada um dos membros.Porém, iremos fazer uma reunião para definir o que cada um irá fazer até o fim desta semana.

24 de set. de 2011

Galvanometro


Os pontos de C e D estão em curto
A ponte de Wheatstone encontra –se equilibrada na situação em que não há passagem de corrente elétrica pelo galvanômetro G, ou seja, os pontos C e D estão em curto, tal que Ucd=0
Consequentemente, os resistores R1 e R2 ficam em série, da mesma forma que os resistores R3 e R4 , tal como se observa na imagem:



Numa ponte equilibrada, há uma igualdade em cruz do produto das resistências elétricas.
 o voltímetro "rouba" energia do circuito para funcionar e com isso altera a própria medida. Podemos dizer que a tensão real no ponto A é maior do que aquela que encontramos quando ligamos o voltímetro e portanto que ele acusa.
   Uma maneira de se obter uma medida segura de uma grandeza, por exemplo, uma resistência, implicaria em que o instrumento não precisasse "roubar" nenhuma energia do circuito e isso pode ser conseguido justamente por meio de uma ponte.
   Se lembrarmos que no momento em que a ponta é equilibrada não circula qualquer corrente pelo instrumento e que portanto este instrumento não "carrega" o circuito, temos a configuração ideal para a medida.
   Mas, como isso pode ser feito?
   O caso mais simples de ser explicado é justamente o da ponte de Wheatstone.
   Conforme vimos o equil¡brio desta ponte ocorre justamente quando as resistências de seus ramos mantém uma certa relação bem definida.
   Assim, se fixarmos duas resistências desta ponte, por exemplo R1 e R2 e fizermos R3 variável, a resistência Rx poderá ser determinada com precisão.

12 de set. de 2011

Sistemas


              No circuito, o amperímetro A e o voltímetro V são ideais. Sendo E=20 v, R1=8Ω, R2=6Ω, R3=2Ω e R4=1Ω, calcule as leituras em V e em A.
 

2. No circuito da figura, os medidores são ideais, e a chave ch está aberta Determine as leituras no amperímetro A e no voltímetro V.
Como a chave está aberta, não existe corrente.
Porém, caso consideremos que a chave esteja fechada, teremos:

A= 0,75A 
V= -15V

Membros do Grupo





Laís Abreu, 17

Líder,
Responsável pelas questões de fim de semana.






Nathália Oliveira, 25.

Vice-Líder,
Responsável pelo blog,
Responsável pelo relatório.





Sabrina Casana, 31.

Membro do Comitê de Ética,
Moderadora.