Os pontos de C e D estão em curto
A ponte de Wheatstone encontra –se equilibrada na situação em que não há passagem de corrente elétrica pelo galvanômetro G, ou seja, os pontos C e D estão em curto, tal que Ucd=0
Consequentemente, os resistores R1 e R2 ficam em série, da mesma forma que os resistores R3 e R4 , tal como se observa na imagem:
Numa ponte equilibrada, há uma igualdade em cruz do produto das resistências elétricas.
o voltímetro "rouba" energia do circuito para funcionar e com isso altera a própria medida. Podemos dizer que a tensão real no ponto A é maior do que aquela que encontramos quando ligamos o voltímetro e portanto que ele acusa.
Uma maneira de se obter uma medida segura de uma grandeza, por exemplo, uma resistência, implicaria em que o instrumento não precisasse "roubar" nenhuma energia do circuito e isso pode ser conseguido justamente por meio de uma ponte.
Se lembrarmos que no momento em que a ponta é equilibrada não circula qualquer corrente pelo instrumento e que portanto este instrumento não "carrega" o circuito, temos a configuração ideal para a medida.
Mas, como isso pode ser feito?
O caso mais simples de ser explicado é justamente o da ponte de Wheatstone.
O caso mais simples de ser explicado é justamente o da ponte de Wheatstone.
Conforme vimos o equil¡brio desta ponte ocorre justamente quando as resistências de seus ramos mantém uma certa relação bem definida.
Assim, se fixarmos duas resistências desta ponte, por exemplo R1 e R2 e fizermos R3 variável, a resistência Rx poderá ser determinada com precisão.
0 comentários:
Postar um comentário